– SENTIDOS
A propriedade
O arenito vermelho táctil de Silves domina a arquitetura da Quinta dos Sentidos, o aroma doce do tomilho selvagem infunde o ar, flores e frutos exóticos deliciam o olhar e o cricrilar dos grilos é música para os ouvidos. E debaixo dos nossos pés, o solo vermelho que mal cobre a rocha calcária é perfeito para o cultivo de uvas de alta qualidade.

– SENTIDOS
A localização

A Quinta está situada nas suaves encostas da província mais a sul de Portugal, o Algarve, onde os laranjais circundantes tornam o trabalho diário na Quinta mais exótico e perfumado.
Apenas a 45 minutos de carro do Aeroporto de Faro e a 10 km do oceano.
– SENTIDOS
A Filosofia
Foi a natureza do Algarve que primeiro nos atraiu para a região, e é a mesma natureza que nos esforçamos por respeitar na Quinta dos Sentidos.
Amamos verdadeiramente o nosso terreno, e fazemos o nosso melhor para o cultivar em harmonia com a natureza. Para tal, praticamos uma abordagem eco-sustentável integrada da agricultura, tendo a biodiversidade como elemento-chave.
Ao permitir que a natureza assuma o comando, fazemos vinhos que não só sabem bem, mas que levam consigo o sentido da sua origem, o seu terroir.
Ler mais…
Como parte deste conceito de equilíbrio, deixámos uma grande área da propriedade completamente intocada. Os 1,5 ha de natureza indomada estão repletos de vida selvagem e insetos, incluindo seis populações de abelhas, num total de quase meio milhão de indivíduos.
Para além das vinhas e das oliveiras, plantámos mais de 300 espécies, incluindo 110 árvores de fruto com origens que vão desde zonas de clima temperado a tropical. Destas, cerca de 40 são diferentes variedades de citrinos.
A propriedade possui também um ecossistema aquático – um lago biológico que alberga inúmeras plantas, rãs e outras criaturas, atraindo aves, grandes e pequenas.
A nossa filosofia de consciência ambiental continua nas vinhas, olivais e pomares. Praticamos um controlo sanitário de intervenção mínima e apostamos na fertilização em verde, ou seja, permitimos o crescimento espontâneo (mas controlado) de plantas nas entrelinhas com efeitos simbióticos para as culturas, o solo e a fauna local. Além disso, no Inverno, fertilizamos com o composto da nossa plataforma de compostagem, construída propositadamente para o efeito, num processo que após um ano de enriquecimento dos bagaços da produção de vinho e azeite, bem como de todos os sobrantes do jardim, horta e podas de árvores, nos permite a sua devolução aos solos, num ciclo natural.
E ainda há mais. Armazenamos os vinhos da Quinta dos Sentidos em caves subterrâneas naturalmente isoladas, alimentamos a Quinta a energia solar, embalamos os produtos em caixas que não precisam de fita adesiva e selamos as nossas garrafas com cortiça portuguesa certificada – preocupamo-nos com o ambiente em cada fase do processo.


mais de 300 espécies de plantas

abelhas

de fruto


aquático

fotovoltaica

– SENTIDOS
A Equipa

Beat
FUNDADOR &
CO-PROPRIETÁRIO
Acredita no impossível, um entusiasta do vinho que se tornou viticultor e produtor.

Charlotte
FUNDADORA &
CO-PROPRIETÁRIA
Responsável pelas contas, revela profundo interesse no estilo e design da Quinta e é declarada entusiasta de jardinagem.

David
ENÓLOGO
PRÁTICO
Enólogo com espírito inquisitivo e inovador, polivalente e apaixonado pelo vinho.

Fernando
ESPECIALISTA EM PLANTAS
Décadas de experiência em agricultura, mestre de máquinas, energético e habilidoso faz-tudo.

Dalila
BOM CORAÇÃO
Autodidata com excelente espírito de equipa e iniciativa, espalhando alegria e boas energias.

João
JARDINEIRO & APICULTOR
Trabalhador independente, pulso firme com os jardins, a rega e as abelhas.

Alain
ENÓLOGO-CONSULTOR
Enólogo com vasta experiência vitivinícola internacional e que nos mantém no bom caminho.

Shira & Saiko
OS COMPANHEIROS
Os nossos alegres e fiéis pastores belgas que nos acompanham em todas as aventuras da Quinta.