– SENTIDOS

A propriedade

O arenito vermelho táctil de Silves domina a arquitetura da Quinta dos Sentidos, o aroma doce do tomilho selvagem infunde o ar, flores e frutos exóticos deliciam o olhar e o cricrilar dos grilos é música para os ouvidos. E debaixo dos nossos pés, o solo vermelho que mal cobre a rocha calcária é perfeito para o cultivo de uvas de alta qualidade.

– SENTIDOS

A localização

A Quinta está situada nas suaves encostas da província mais a sul de Portugal, o Algarve, onde os laranjais circundantes tornam o trabalho diário na Quinta mais exótico e perfumado.

Apenas a 45 minutos de carro do Aeroporto de Faro e a 10 km do oceano.

– SENTIDOS

A Filosofia

Foi a natureza do Algarve que primeiro nos atraiu para a região, e é a mesma natureza que nos esforçamos por respeitar na Quinta dos Sentidos.

Amamos verdadeiramente o nosso terreno, e fazemos o nosso melhor para o cultivar em harmonia com a natureza. Para tal, praticamos uma abordagem eco-sustentável integrada da agricultura, tendo a biodiversidade como elemento-chave.

Ao permitir que a natureza assuma o comando, fazemos vinhos que não só sabem bem, mas que levam consigo o sentido da sua origem, o seu terroir.

Ler mais…

Como parte deste conceito de equilíbrio, deixámos uma grande área da propriedade completamente intocada. Os 1,5 ha de natureza indomada estão repletos de vida selvagem e insetos, incluindo seis populações de abelhas, num total de quase meio milhão de indivíduos.

Para além das vinhas e das oliveiras, plantámos mais de 300 espécies, incluindo 110 árvores de fruto com origens que vão desde zonas de clima temperado a tropical. Destas, cerca de 40 são diferentes variedades de citrinos.

A propriedade possui também um ecossistema aquático – um lago biológico que alberga inúmeras plantas, rãs e outras criaturas, atraindo aves, grandes e pequenas.

A nossa filosofia de consciência ambiental continua nas vinhas, olivais e pomares. Praticamos um controlo sanitário de intervenção mínima e apostamos na fertilização em verde, ou seja, permitimos o crescimento espontâneo (mas controlado) de plantas nas entrelinhas com efeitos simbióticos para as culturas, o solo e a fauna local. Além disso, no Inverno, fertilizamos com o composto da nossa plataforma de compostagem, construída propositadamente para o efeito, num processo que após um ano de enriquecimento dos bagaços da produção de vinho e azeite, bem como de todos os sobrantes do jardim, horta e podas de árvores, nos permite a sua devolução aos solos, num ciclo natural.

E ainda há mais. Armazenamos os vinhos da Quinta dos Sentidos em caves subterrâneas naturalmente isoladas, alimentamos a Quinta a energia solar, embalamos os produtos em caixas que não precisam de fita adesiva e selamos as nossas garrafas com cortiça portuguesa certificada – preocupamo-nos com o ambiente em cada fase do processo.

1,5 ha de natureza indomada

mais de 300 espécies de plantas

500,000
abelhas
110 árvores
de fruto
fertilização verde das vinhas
aecossistema
aquático
energia
fotovoltaica
vida selvagem – coelhos, perdizes, cobras

– SENTIDOS

A Equipa

Beat

FUNDADOR &
CO-PROPRIETÁRIO

Acredita no impossível, um entusiasta do vinho que se tornou viticultor e produtor.

Charlotte

FUNDADOR &
CO-PROPRIETÁRIO

Responsável pelas contas, revela profundo interesse no estilo e design da Quinta e é declarada entusiasta de jardinagem.

David

ENÓLOGO
PRÁTICO

Enólogo com espírito inquisitivo e inovador, polivalente e apaixonado pelo vinho.

Fernando

ESPECIALISTA EM PLANTAS

Décadas de experiência em agricultura, mestre de máquinas, energético e habilidoso faz-tudo.

Dalila

BOM CORAÇÃO

Autodidata com excelente espírito de equipa e iniciativa, espalhando alegria e boas energias.

João

JARDINEIRO & APICULTOR

Trabalhador independente, pulso firme com os jardins, a rega e as abelhas.

Alain

ENÓLOGO-CONSULTOR

Enólogo com vasta experiência vitivinícola internacional e que nos mantém no bom caminho.

Shira & Saiko

OS COMPANHEIROS

Os nossos alegres e fiéis pastores belgas que nos acompanham em todas as aventuras da Quinta.